Inocência era uma garota pura,cuja apaixonou-se por seu médico,como o livro decorre em tempos antigos,a mulher ainda deveria casar-se com o noivo que o pai escolhe-se,caso foi outro moço a qual não lhe interessava.Teve uma paixão proibida com o médico,que queria dizer a seu pai a paixão de ambos e a pedir em casamento,caso contrário,fugirem,mas a menina inocente não queria pois teria de ficar longe de seu pai,sem contar que ela ainda era menor de idade e de nada podia escolher,a não ser se casar com o noivo escolhido e ser dona de casa.Aí segue um trecho retirado do livro,onde o Médico chamado Cirino,e a menina Inocência conversam sobre o amor. 


Livro Inocência 
Visconde de Taunay

'' - Inocência,implorou o moço,olhe... abra  e tenha pena de mim... Eu morro por sua causa...
Depois de breve tempo,que para Cirino pareceu um século,descerrou-se a medo a janela,e apareceu a moça toda assustada,sem saber por que razão ali estava nem explicar tudo aquilo.
Parecia-lhe um sonho.
Quis,entretanto,dar qualquer desculpa a situação e ,fingindo-se admirada,perguntou muito baixinho a balbuciar:
- Que vem... mecê ... fazer aqui? ... Já estou boa.
Da parte de fora,agarrou-lhe Cirino as mãos.
- Oh ! disse ele com fogo,doente eu estou agora...Sou eu que vou morrer...porque você me enfeitiçou,e não acho remédio para o seu mal.
-Eu .. não,protestou Inocência.
- Sim ... você que é uma mulher como nunca vi ... Seus olhos me queimaram... Sinto fogo dentro de mim ... Já não vivo ...o que só quero é vê-la ... e amá-la,não conheço mais o que seja sono e,nesta semana,fiquei mais velho do que em muitos anos havia de ficar ... E tudo,por quê, Inocência ?
-Eu não sei,não,respondeu a pobrezinha com ingenuidade.
- Porque eu a amo ... amo-a,e sofro como um louco... como um perdido.
-Ué,exclamou ela,pois amor é sofrimento?
-Amor é sofrimento,quando a gente não sabe se a paixão é aceita,quando se não vê quem se adora;amor é céu,quando se está como eu agora estou.
- E quando a gente está longe,perguntou ela,o que se sente? ...
-Sente-se uma dor,cá dentro,que parece que se vai morrer... Tudo causa desgosto: só se pensa na pessoa a quem se quer,a todas as horas do dia e da noite,no sono,na reza,quando se pede a Nossa Senhora,sempre ela,ela,ela! ... o bem amado e...
-Oh! interrompeu a sertaneja com singeleza,então eu o amo...
- Você? Indagou Cirino sofregamente.
-Se é como ... mecê...diz...
-É ...é ..eu lhe juro! ...
-Então ... eu amo,confirmou Inocência.
-E a quem?  ...Diga: a quem? Houve uma pausa,e a custo retrucou ela ladeando a questão.
-A quem me ama.
-Ah! exclamou o jovem,então é a mim...é a mim,com certeza,porque ninguém neste mundo,ninguém, ouviu?
é capaz de amá-la como eu... Nem seu pai ...nem sua mãe,se viva fosse. Deixe falar seu coração ...Se quer ver-me fora deste mundo... diga que não sou eu,diga !...
-Não falta pau para me enforcar,nem água para me afogar.
-Deus nos livre! Não fale nisso... Mas,por que é que mecê gosta tanto de mim? Mecê não é meu parente,nem primo,longe que seja,nem conhecido sequer. Eu lhe vi apenas pouco tempo... e tanto se agradou de mim? 
-E com você ... não sucede o mesmo? Perguntou Cirino.
- Comigo?
-Sim,com você...Por que é que está acordada a estas horas? Por que é que não pode dormir? ... Que a cama lhe parece um braseiro,como a mim também parece? ... Por que pensa em alguém a todo o instante ? Entretanto,esse alguém não é primo seu,longe que seja,nem conhecido sequer? ...
-É verdade,confessou Inocência com doce candura.
Depois quis emendar mão:
-Mas,quem lhe disse que vivo pensando em mecê?
-Inocência,implorou o moço,não queira negar,vejo que sou amado...''

(...)

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger Widgets


Abrir mi corazón...


Decido nuevamente abrir mi corazón
a la llegada del amor
despejando aquel dolor de lo pasado
y abrir mis ventanas
otra vez a la ilusión,
a la esperanza, a la pasión,
dejando aquel pasado en un costado...



Decido nuevamente abrir mi corazón
permitiéndome la llegada
de ese hermoso sentimiento,
que me completa, que es mi cimiento,
que me da vida, que es mi alimento...



Decido nuevamente abrir mi corazón
porque creo firmemente en el amor
sin importar las consecuencias
que ésto implique...
vacío, tristeza, soledad
o tantas ganas de llorar...
porque en el amor,
nos guste o no,
el dolor también existe...



Y no me importa, a pesar de ésto
te estoy abriendo de nuevo corazón,
ya pronto volverás a latir intensamente,
amando como ayer, profundamente
y serás nuevamente felíz,
tanto o más de lo que fuiste
al recuperar toda esa magia que perdiste...



Decido nuevamente abrirte, corazón,
mirando como siempre hacia adelante,
para darte como solo sabes darte,
intensa, sincera, dulcemente,
con amor, sin ningún temor
e inocencia al entregarte...


Laly Zayas